quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO



FAMÍLIAS NA ESCOLA 

Fim de ano é época de avaliação  do que foi feito e de planos para o futuro. Momento oportuno para pais identificarem como foi a participação deles na vida escolar dos filhos. Pesquisa recente da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que o estreitamento do vínculo entre escola e famílias é uma das ações que melhoram o aprendizado, sobretudo em colégios situados em comunidades mais carentes.
Em visita recente ao Brasil, a convite da Fundação Itaú Social, a analista da OCDE, Beatriz Pont, coordenadora desse estudo, destacou bons exemplos em países como Finlândia, Chile e China. Conheceu também duas experiências bem-sucedidas no Brasil, uma em São Paulo (Coordenadores de Pais) e outra no Espírito Santo (Estado presente em defesa da vida). Em comum, a mesma certeza: pais e comunidades engajados no cotidiano escolar fazem a diferença. Porque a tarefa de  educar não é somente da escola. É dever de todo brasileiro que deseja ver o País mais desenvolvido e menos injusto socialmente.
É importante que os pais se envolvam na educação dos filhos e vivam o dia a dia da escola. Quanto mais engajados, melhor o desempenho. O Brasil está avançando e investindo em políticas educacionais, mas as famílias ainda não participam tanto.
(Texto de Margarida Azevedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário