O modelo diferenciado de ensino médio, em que alunos estudam o dia todo
e professores têm dedicação exclusiva, está trazendo frutos positivos. A
maioria das escolas de educação integral, oferecidas pelo governo estadual, teve
desempenho melhor que as de ensino regular no Índice de Desenvolvimento da
Educação de Pernambuco (Idepe).
A média das unidades integrais, no ano passado,
foi 4,53. Nas semi-integrais ficou em 4,07, enquanto no ensino médio geral
(juntando regular e integral), o Idepe foi quase um ponto menor, 3,54.
O Idepe é um indicador que mede a qualidade do ensino, com parâmetros
semelhantes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do
Ministério da Educação. É a soma do resultado dos alunos em provas de Português
e Matemática. O Ideb é calculado a cada dois anos e por amostragem.
O Idepe é
anual e todos os estudantes das séries avaliadas participam. O governo estadual
contrata o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade
Federal de Juiz de Fora (MG).
Fonte:Jornal do comércio
Mais na web: Veja desempenho das escolas no site, www.educacao.pe.gov.br