domingo, 4 de agosto de 2013

PAPELADA NO LIXO NO TEMPO CERTO



A papelada que se acumula em sua casa geralmente é a primeira a ir para o lixo na hora da faxina. Mas é preciso prestar atenção nos comprovantes de pagamentos. Alguns precisam ficar por mais algum tempo na gaveta para que você tenha o controle caso aconteça cobranças indevidas no futuro. Atenção nos prazos:

1)    Tributos - IPTU, Imposto de Renda e outros

Devem ser guardados por cinco anos, contados do primeiro dia útil do ano seguinte ao do pagamento. Inclusive os comprovantes utilizados na declaração do Imposto de Renda. Este é o prazo final para a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios cobrarem seus contribuintes em débito.

2)    Contas de água, luz, telefone e gás

Cinco anos também. Mas, como a maior parte desses serviços são prestados pela iniciativa privada, consulte com os administradores desse serviço sobre qual o prazo específico de cada um para guardar os comprovantes.

3)    Aluguel
Para os valores de aluguel, guarde os comprovantes por três anos; de condomínio, por cinco anos. Solicite à administradora do condomínio ao menos uma vez por ano uma declaração de que você não possui nenhum débito, assim você fica com apenas um papel.
4)   Imóveis
Se você possui um imóvel, conserve os recibos de pagamento das parcelas até que seja feito o registro da escritura no Cartório de Registro de Imóveis. Se a compra do imóvel foi feita por meio de consórcio, os comprovantes devem ser mantidos até que a administradora oficialize a quitação do pagamento do bem e este seja liberado.

5)   Saúde

Os recibos de assistência médica devem ser mantidos por cinco anos. Para contratos de seguro saúde, o prazo é de um ano.

6)    Escola

Mantenha os comprovantes de mensalidades por cinco anos. A medida serve também para que você possa discutir os possíveis reajustes por parte da escola.
7)   Cartão de crédito

Também válidos por cinco anos.

8)   Seguros

Comprovantes válidos por um ano.

9)    Profissionais liberais

Os comprovantes de pagamentos de honorários devem ser mantidos por cinco anos.

10) Bens duráveis

A nota fiscal de eletrodomésticos, eletroeletrônicos ou veículos automotores devem ser mantidos ao longo de toda a vida útil do produto. Dessa maneira, você consegue se proteger contra um possível "vício oculto", um defeito que pode aparecer após a garantia dada pelo fabricante.

Fonte: www.meubolsoemdia.com.br

AMIZADE


UM SIMPLES CONSELHO - REFLEXÃO




Certa vez um jovem muito rico foi procurar um rabi para lhe pedir um conselho. Toda a fortuna que possuía não era capaz de lhe proporcionar a felicidade tão sonhada. Falou da sua vida ao rabi e pediu a ajuda. Aquele homem sábio o conduziu até uma janela e lhe pediu para que olhasse para fora com atenção, e o jovem obedeceu.

- O que você vê através do vidro, meu rapaz?
- Vejo homens que vêm e vão, e um cego pedindo esmolas na rua.
Então o homem lhe mostrou um grande espelho e novamente o interrogou:
- O que você vê neste espelho?
- Vejo a mim mesmo, disse o jovem prontamente.
- E já não vê os outros, não é verdade? E o sábio continuou com suas lições preciosas:

- Observe que a janela e o espelho são feitos da mesma matéria prima: o vidro. Mas no espelho há uma camada fina de prata colada ao vidro e, por essa razão, você não vê mais do que sua própria pessoa. Se você se comparar a essas duas espécies de vidro, poderá retirar uma grande lição. Quando a prata do egoísmo recobre a nossa visão, só temos olhos para nós mesmos e não temos chance de conquistar a felicidade efetiva. Mas quando olhamos através dos vidros limpos da compaixão, encontramos razão para viver e a felicidade se aproxima.

Por fim, o sábio lhe deu um simples conselho:
- Se quiser ser verdadeiramente feliz, arranque o revestimento de prata que lhe cobre os olhos para poder enxergar e amar aos outros. Eis a chave para a solução dos seus problemas.
Se você também não está feliz com as respostas que a vida tem lhe oferecido, talvez fosse interessante tentar de outra forma. Muitas vezes, ficamos olhando  somente para a nossa própria imagem e nos esquecemos de que é preciso retirar a camada de prata que nos impede de ver a necessidade à nossa volta.

Quando saímos da concha de egoísmo, percebemos que há muitas pessoas em situação bem mais difícil que a nossa e que dariam tudo para estar em nosso lugar. E quando estendemos a mão para socorrer o próximo, uma paz incomparável nos invade a alma. É como se Deus nos envolvesse em bênçãos de agradecimento pelo ato de compaixão para com Seus filhos em dificuldades. Ademais, quem acende a luz da caridade, é sempre o primeiro a beneficiar-se dela. E a caridade tem muitas maneiras de se apresentar: Pode ser um sorriso gentil...

Uma palavra que anima e consola...
Um abraço de ternura...
Um aperto de mão...
Um pedaço de pão...
Um minuto de atenção...
Um gesto de carinho...
Uma frase de esperança...
E quem de nós pode dizer que não necessita ou nunca necessitará dessas pequenas coisas?

"A caridade é o gênio celestial que nos tece asas de luz para a comunhão com o pensamento divino, se soubermos esquecer de nós mesmos para construir a felicidade daqueles que nos estendem as mãos".

sábado, 3 de agosto de 2013

RESPEITAR É ...


RESPONSABILIDADE



AMAR A VIDA



O que mais eu quero ver, são as pessoas se "apaixonarem"  pela vida!

Não com uma paixão desmedida, mas sim com um Amor cheio de Luz e Harmonia.

Tenho certeza que quando os seres humanos amarem a vida,  onde  quer que ela esteja, nós estaremos realmente caminhando rumo a Paz mundial.

Amar a vida nas pessoas, nas árvores e nas flores, nos animais enfim: em tudo.

Quando esse amor pela vida reinar  nos  corações,  os pensamentos  serão de Paz, os sentimentos  serão de Paz, as palavras e toda ação será  também de Paz.

Se uma  pessoa lhe agredisse com uma vara, você não ia ficar com raiva da vara, ia?

A verdade é que as pessoas que ofendem as outras, estão  sendo vítimas do pensamento  negativo, e não tem real consciência do que estão fazendo.

Se alguém  pisar no seu pé, releve. Perdoe, pois pode ser que algum dia, você também tenha pisado no pé de alguém... ou  está sujeito a ainda pisar... e eu tenho certeza que você gostaria de ser perdoado também.

Amar a Vida! Essa é a solução.

José Lúcio Souza
 


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

13 DICAS DE EDUCAÇÃO PARA OS PAIS




1. Se acalme – Respire fundo antes de chamar a atenção de seu filho ou filha. Evite discutir os problemas enquanto estiver com raiva, porque nesses momentos podemos dizer coisas inadequadas para a aprendizagem das crianças, que podem magoá-las tanto quanto nos magoariam se fossem dirigidas a nós.

2. Sempre tente conversar com as crianças, mantendo abertos os canais de comunicação – Entender porque algo está acontecendo ao conversar com a criança é o primeiro passo para encontrarem a solução juntos.

3. Seja o exemplo - É preciso que você mantenha um comportamento que possa ser seguido pela criança. Por exemplo, beber suco diretamente da garrafa irá ensiná-lo que esse é um comportamento adequado. Assim como falar mal das pessoas depois de encontrá-las. Seu filho aprenderá muito mais com o seu exemplo do que com o que você diz a ele sobre o que é certo ou errado.
Isso vale também para os pequenos atos de higiene do cotidiano: escovar os dentes, lavar as mãos antes de comer, etc. É mais fácil para a criança criar e manter essa rotina se você também a realiza.

4. Jamais recorra a tapas, insultos ou palavrões – Como adultos não queremos ser tratados assim quando cometemos um erro. Então não devemos agir assim com nossos filhos. Devemos tratá-los da maneira respeitosa como esperamos ser tratados por nossos colegas, amigos ou pessoas da família, quando nos equivocamos. Precisamos compreender que as crianças são seres humanos como nós adultos.

5. Não deixe que a raiva ou o stress acumulados por outras razões se manifestem nas discussões com seus filhos – Seja justo e não espere que as crianças se responsabilizem por coisas que não lhes dizem respeito.

6. Converse sentado, somente com os envolvidos na discussão – Isso contribui para uma melhor comunicação. Mantenha a calma e um tom de voz baixo, segure as mãos enquanto conversam. O contato físico afetuoso ajuda a gerar maior confiança entre pais e filhos e acalma as crianças.

7. Considere as opiniões e ideias dos seus filhos – Muitas vezes as explicações sobre o ocorrido não são nem escutadas pelos pais. É importante ouvir o que as crianças têm a dizer. Tome decisões junto com eles, comprometendo-os com os resultados esperados. Se o acordo funcionar, dê parabéns. Se não funcionar, avaliem juntos o que aconteceu para melhorarem da próxima vez. A conversa é fundamental.

8. Valorize e elogie as atitudes positivas – Ela colocou a roupa suja no cesto de roupas, fez um desenho para você, amarrou o calçado sozinha ou colocou no lugar algo que você pediu? Elogie. Todas essas pequenas coisas são frutos de um esforço da criança, e o elogio é um estímulo.

9. Busque expressar de forma clara quais são os comportamentos que não gosta e te aborrecem – Explique o motivo de suas decisões e ajude as crianças a entendê-las e cumpri-las. As regras precisam ser claras e coerentes para que as crianças possam assimilá-las.

10. “Prevenir é melhor do que remediar, sempre” - Criar espaços de diálogo com as crianças desde pequenos colabora para que dúvidas e problemas sejam solucionados antes dos conflitos. Integrá-las nas atividades do dia a dia evita que tentem chamar a atenção de outras formas.
Se precisa fazer compras e terá que levar seu filho pequeno, você pode deixá-lo ajudar nas compras, conversando com ele sobre o que está comprando. Peça para ele falar o que acha de um determinado produto. Se for uma criança mais velha, ela pode ter maior mobilidade e ir pegar outros produtos enquanto você está em outro setor do supermercado.

11. Peça desculpas, todos erramos – Caso tenha errado e se arrependido, peça desculpas às crianças. Elas aprendem mais com os exemplos que vivenciam do que com os nossos discursos.

12. Procure compreender a criança e saber o que esperar dela – Uma criança de um ano e meio já consegue se alimentar sozinha e este é um comportamento que deve ser estimulado pelos pais e educadores. Mas é preciso paciência e, ao invés de se irritarem com a possível “lambança” que a criança irá fazer, estimule-a a se alimentar por conta própria. Plástico ou jornais embaixo da cadeira que a criança está comendo torna mais fácil a limpeza do local depois da refeição.

13. Deixe as consequências naturais do comportamento inadequado acontecerem ou aplique consequências lógicas – Consequência natural: a criança está brincando de maneira violenta com seus brinquedos. Você a avisa que ele pode se quebrar, mas ela continua a brincar da mesma maneira até que ele finalmente se quebra. Logo em seguida ela pede para você comprar outro. Neste momento, você deve relembrá-la do aviso que lhe foi oferecido e negociar com ela esta nova compra.

Fonte:
http://www.naobataeduque.org.br/