sexta-feira, 10 de maio de 2013

FELIZ DIA DAS MÃES

SER MÃE

Deixei a natureza transformar-me
Com todas as suas Leis. Tive o prazer
De sentir um bebê no meu ventre.
Chorei na maternidade, troquei  fraldas
Passei noites acordada, desfrutei a  sensação
De amamentar. Ensinei a comer, ensinei a andar.
Chorei no primeiro dia de escolinha
Talvez deixando algumas pessoas de lado,
Talvez não tivesse tempo para dar atenção
Para as amigas. Pode ser que me relaxei um pouco
Com minha aparência ou quem sabe,  não
Tive nem tempo para pensar nisso. Pode ser que
Deixei  alguns projetos pela metade ou talvez,
Porque  não conciliava com meu horário familiar.
Momento algum joguei  nada para o alto.
Na verdade segurei com duas mãos.
Tudo o que vi cair do céu, porém  permiti
A mão de Deus me tocar
Para ser uma verdadeira mãe !!!
Quem não se identifica com essa mãe?

Parabéns a todas as MÃES.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

ENEM - 2013



Inscrições para o Enem 2013 começam na segunda-feira, diz MEC.

Provas serão nos dias 26 e 27 de outubro, afirmou Aloizio Mercadante. Ministro diz que espera até 6,1 milhões de inscrições nesta edição.

CALENDÁRIO DO ENEM  2013 

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante  anunciou  regras do exame em 2013 e o calendário do exame.

Publicação do Edital: 09/05/2013
Período de Inscrição: De 13/05/2013 a 27/05/2013
Prazo final para Pagamento da Inscrição: 29/05/2013
Datas das Provas: 
1º dia (26/10) – Sábado
Ciências Humanas e Ciências da Natureza
2º dia (27/10) – Domingo
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática

MAIOR RIGOR NA REDAÇÃO  DO  ENEM 

O Edital do ENEM  2013, publicado hoje no Diário Oficial da União, determina que serão anuladas redações com “parte de texto deliberadamente desconectada com o tema proposto” e textos com deboches levarão nota zero.

O MEC também diminuiu de 200 para 100 a nota de discrepância que leva as redações a um terceiro corretor. A redação passará pela terceira avaliação quando a diferença de nota dos dois corretores for superior a 80 pontos em qualquer das cinco competências avaliadas, mesmo que a diferença total não seja superior a 100.

A nota do Enem é dada a partir de cinco competências, como o domínio da norma padrão da língua escrita e a elaboração de proposta “respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural”. A nota em cada uma varia de zero a 200.

SOBRE O ENEM

O exame do MEC é realizado uma vez por ano e tem cinco provas: quatro com questões de múltipla escolha e uma redação. Sua nota pode ser usada para processos seletivos centralizados pelo próprio ministério ou em vestibulares de instituições públicas e particulares que usam a pontuação do Enem parcial ou integralmente para selecionar seus calouros.

O Enem 2013 é obrigatório para estudantes interessados em disputar vagas em mais de 100 Instituições Federais e estaduais de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, devem se inscrever para a prova vestibulandos que pretendem cursar a Faculdade em uma instituição particular com bolsa de estudos parcial ou integral do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Segundo Mercadante, as provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília). O ministério espera receber até 6,1 milhões de inscrições, e o ministro fez um apelo para que só se inscrevam candidatos que efetivamente pretendam fazer a prova. Segundo ele, em 2012, 1,5 milhão de inscritos no exame deixaram de comparecer.

Fonte: jconline.com.br
 
 

 




terça-feira, 7 de maio de 2013

CONSULTORIA LISTA HÁBITOS QUE MAIS IRRITAM OS CHEFES NO ESCRITÓRIO



Você se atrasa para reuniões e não resiste a participar da última fofoca do escritório? Então saiba que você pode estar deixando muitos chefes irritados.
Pelo menos é isso o que constatou uma Consultoria Britânica, que entrevistou 2 mil gerentes na Grã-Bretanha para identificar os hábitos mais irritantes no local de trabalho.
Segundo o Institute  of  Leadership & Management (ILM), as práticas que mais incomodam são:
- Chegar atrasado em reuniões (citado por 65% dos gerentes)
- Deixar pratos e outros recipientes sujos sobre a mesa após o almoço (63%)
- Fofocar sobre os colegas (60%)
- Discutir abertamente assuntos confidenciais da empresa (54%)
- Mandar um e-mail para alguém sentado bem na sua frente (56%)
- Deixar o celular tocar alto (42%)
- Fazer muitos intervalos para fumar (39%)
- Ir trabalhar doente, em vez de ficar em casa (34%)
- Levar os filhos pequenos ao trabalho (27%)

O mau uso dos e-mails está entre os hábitos mais irritantes no escritório, diz o levantamento - segundo o qual 57% dos entrevistados odeiam aquelas mensagens coletivas, enviadas para todo o escritório.
"Pense nas melhores formas de se comunicar", sugere o relatório do ILM. "E-mails muitas vezes são impessoais e pouco claros. Às vezes, a interação cara a cara ou o bom e velho telefonema podem ser mais apropriados."
Roupas impróprias e jargão
Roupas inadequadas e o uso excessivo de jargão também prejudicam o ambiente de trabalho, aponta a pesquisa britânica.
Quase um em cada quatro entrevistados se queixou do fato de colegas exagerarem no emprego de termos como "pensar fora da caixa" e "vamos manter contato", entre outras expressões típicas do universo dos escritórios.
"Muitas vezes essas expressões são vagas e imprecisas", queixou-se um trabalhador britânico entrevistado pela BBC.
Para o ILM, o uso excessivo de jargão "aliena as pessoas e nem sempre é a melhor forma de se comunicar".
No que diz respeito ao vestuário, 27% dos gerentes entrevistados disseram terem sido forçados a dar bronca em seus funcionários que usaram, por exemplo, roupas muito ousadas ou sandálias muito informais.

Pequenas mudanças

Essas pequenas irritações no ambiente profissional podem prejudicar o rendimento, mas soluções simples fazem grande diferença, de acordo com a pesquisa.
O hábito de levar um bolo para os colegas aniversariantes ou preparar-lhes chá e café melhora a convivência para praticamente a maioria dos entrevistados.

"A pesquisa mostra que gestos simples significam muito no escritório, como ouvir  um 'obrigado' após realizar uma tarefa e dar-se ao trabalho de dizer 'oi' e 'tchau' aos colegas", diz o ILM.
BBC -  BRASIL