“A vida já é curta e nós a
encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo”- Victor Hugo
Existe uma
famosa frase que diz que tempo é dinheiro, só que, na época em que vivemos, é
muito mais do que isso. Tempo é algo precioso e devemos administrá-lo para não
perdê-lo.
Seja em casa,
no trabalho, na faculdade, na vida pessoal, devemos não só organizar o que
iremos fazer como também encontrar maneiras para que tais tarefas possam ser
executadas com eficácia dentro do prazo necessário.
Confira algumas dicas que
podem te ajudar a gerenciar seu tempo.
FAÇA UMA LISTA
DE PRIORIDADES
Por mais que
você tenha mil coisas para fazer, dê prioridade às mais urgentes e faça uma
lista. Determine o tempo que irá usar para cada tarefa e, conforme for
realizando, elimine o item da lista. Se possível, coloque as coisas mais
difíceis no topo, assim, no fim do dia, quando estiver cansado, fará as tarefas
que tem mais habilidade para realizar.
EVITE
DISTRAÇÕES
Elas são as
grandes vilãs na administração do tempo. Pequenos momentos de distração podem
acabar tomando muito tempo e, quando você ver, terá acumulado tudo o que
deveria ter feito e, para cumprir com suas obrigações, acabará pegando
“emprestado” o tempo que iria usar para outras coisas.
ORGANIZE SUA
MESA
Com seus
materiais devidamente organizados, você não perderá tempo procurando
documentos, pastas e relatórios. O mesmo vale para arquivos no computador,
separe pastas específicas e sempre nomeie os arquivos de uma maneira que fique
fácil achá-los quando precisar deles.
gerência tempo coaching
Devemos não só organizar o
que iremos fazer como também encontrar maneiras para que tarefas possam ser
executadas com eficácia
TENHA UMA
AGENDA
Organize suas tarefas
pessoais como eventos importantes, ligações a serem feitas, o prazo de pagar
suas contas. Quanto mais organizada sua vida pessoal, mais fácil administrar o
restante.
EVITE FILAS
As tecnologias
estão aí para nos ajudar a ganhar tempo. Quanto mais coisas você puder resolver
pela Internet ou telefone, o faça, assim você evita ir até os locais, pegar
filas e perder um tempo em que poderia estar focando em suas tarefas ou tendo
lazer com sua família.
DESCANSE
É extremamente
importante que você planeje intervalos para desocupar a mente, pois não adianta planejar todas suas tarefas e não
estar disposto a realizá-las, então, tenha intervalos para descanso, separe
algumas horas para lazer (nem que seja no fim de semana) e procure dormir bem
para não sobrecarregar a mente.
Resumindo,
conhecer sua rotina, organizar suas tarefas e administrar o seu tempo te
ajudará não só em seu trabalho, como também te trará mais qualidade de vida.
Além disso, é muito importante estar sempre por dentro de todas as técnicas de
coaching que podem te auxiliar no gerenciamento de tempo.
Fonte Subcoaching